quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Deu na mídia: Centro de Documentação e Memória EJA realiza seminário

,
Na tarde dessa quarta-feira, 23, na sala 6 da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins aconteceu o Seminário Comunicação, História e Memória, realizado pelo Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Transversalidade. O seminário tem por foco o suporte teórico ao projeto Centro de Documentação e Memória de Educação de Jovens e Adultos da Amazônia – Pólo Tocantins.

Abertura foi realizada pela Pró-reitora de Extensão, professora Fátima Ribas e contou com a presença da Diretora de Extensão, professora Sônia Ribeiro. Também participaram coordenadores de Educação de Adultos, da Seduc (Secretaria de Educação do Estado), Sintet (Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins), Fórum EJA, UFT (Universidade Federal do Tocantins) e acadêmicos de Serviço Social da Unitins. Os palestrantes foram os professores Alcides do Nascimento Moreira, Rodrigo Barbosa e Silva e Francisco Gilson Rebouças Porto Junior.

O projeto objetiva abranger resultados de projetos de pesquisa e extensão, coordenados pelas IES públicas da Região Norte do Brasil, envolvendo uma rede de parceiros em cada Estado, que vão desde os Fóruns de EJA estaduais, às secretarias municipais e estaduais de educação, os conselhos estaduais, municipais de educação, os movimentos sociais que atuam nos campos da EJA, da educação popular e dos movimentos sociais, em especial os que estão envolvidos com jovens, comunidades indígenas, quilombolas, populações do campo, estratégias de economia solidária e outras.

O projeto caracteriza-se pela constituição de uma rede interinstitucional, coordenada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo como participantes a Universidade Estadual do Pará (UEPA), o Instituto Federal do Pará, a Universidade Federal do Amazonas e a Unitins, com vistas a desenvolver coletivamente, no período de 2010 a 2013, pesquisas e atividades de extensão e ensino, contribuindo na formação dos sujeitos envolvidos nas áreas da educação de jovens e adultos da educação popular e dos movimentos sociais.


“Assim, o que se espera do projeto e desse curso é fortalecer esta rede, como uma referência para a Região Norte, avançando em suas investigações na direção da necessária compreensão da relação concreta entre a educação que temos e a que precisamos continuar construindo para atender a população da região amazônica. Para tanto, inclui-se no projeto uma sistemática de reuniões e ações de formação realizadas entre os anos de 2010 e 2011, para potencializar o intercâmbio e a construção coletiva dos projetos numa perspectiva de potencializar as pesquisas. E esse curso faz parte de um conjunto de ações de pesquisa universitária aplicada que visa contribuir para o aperfeiçoamento do corpo de pesquisadores e bolsistas do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Transversalidade da Unitins”, explica o professor Francisco Gilson Porto.

Fonte: UNITINS - Assessoria de Comunicação, 24.11.2011
Read more
 

Centro de Documentação e Memória em EJA Copyright © 2011-2012 - Tocantins -- Template created by Blogger